Busca  

Reeleição da diretoria 2012-2014

A Casa

História

Notícias

Fórum e debates

Imagens

Relatório de atividades da Casa

Desenvolvimento Sustentável

Programas

Projetos

Estatutos e Regulamentos

Banco de Voluntário

Dicas de Sites

Fale Conosco

Como chegar.

Desenvolvimento Sustentável

    Água é vida


Bruno do Nascimento

Tribuna de Petrópolis

Abril de 2003 

Que a água é a fonte da vida ninguém mais duvida. O que muitas pessoas duvidam hoje é se continuaremos a dispor em abundância deste bem natural. E a resposta pode ser aterradora.

Lamentavelmente, a água esta cada vez mais escassa na superfície do planeta. Bem, pelo menos a água de beber. Na realidade as fontes disponíveis são de apenas 0,63% de toda a água presente no planeta. Deve-se lembrar que 97,3 % são de água salgada.

A água é de extrema importância para a humanidade. Até mesmo na Bíblia Sagrada são citadas passagens memoráveis como, por exemplo, em Êxodo 15:23-25. "Chegaram a Mara, mas não podiam beber as águas de Mara porque eram amargas; por isto pôs àquele lugar um nome conveniente chamando-o Mara, isto é amargura. O povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? Ele, porém, clamou ao Senhor, o qual lhe mostrou uma madeira; e tendo-a lançado nas águas, elas se tornaram doces".
Dessa passagem bíblica para cá passaram mais de 3.400 anos e muitas técnicas de tratamento de águas foram desenvolvidas.

Contudo, a cada dia a poluição em suas diferentes formas: por chuva ácida, falta de esgotamento sanitário e despejos industriais afetam mais ainda a qualidade das águas disponíveis para consumo humano e mesmo para a agricultura e piscicultura. Diante de tantas práticas agressivas ao meio-ambiente e com a probabilidade real de ficarmos sem água, cresce em todo mundo uma nova consciência humana. É necessário ter consciência de que devemos mudar as nossas práticas diárias e preservar a água. Muitas pessoas nos países no Oriente Médio, na África e no próprio sertão nordestino vivem em estado de precariedade por não terem água.

Grandes empresas em São Paulo foram pioneiras no reuso da água nos processos industriais como forma de reduzir custos e minimizar os impactos ambientais. Entretanto, as cidades brasileiras precisam também investir mais em saneamento básico. Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde mais de 80% das internações hospitalares no Mundo são provenientes de doenças de veiculação hídrica. Estima-se que esses números no Brasil sejam da grandeza de 65% dos leitos nos hospitais. Em estudos recentemente publicados pela EMATER, foi divulgado que 90% dos poços rurais localizados em um raio de 100 Km da cidade de São Paulo estavam contaminados por coliformes. Em Petrópolis estima-se uma contaminação de 70% dos poços, englobando coliformes totais e fecais. Poucas são as cidades brasileiras que fazem um eficiente controle da qualidade da água consumida pela população. O difícil hoje em dia é encontrar água limpa para beber.

Hoje, ainda, competem às mulheres as tarefas domésticas do dia-a-dia que lidam com a água, que são desde cozinhar até lavar a roupa. A água na vida da mulher moderna tem fator preponderante. Imagine você uma água sem qualidade para cozinhar ou aquela água turva, amarelada, para lavar aquela camisa branca? Ou uma água cheia de calcário para lavar os cabelos? Mas sem dúvida um dos grandes avanços da sociedade moderna foi a invenção da água encanada. O que é uma casa sem água?

Portanto, água é um dos bens mais preciosos da humanidade. Vários simpósios, seminários e encontros já foram realizados em Petrópolis para tratarem deste assunto tão importante.
Como exemplo, Petrópolis foi o palco por dois anos consecutivos dos Encontros Nacionais do Centro de Referência e Cidadania Pelas Águas, realizados pelo Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), com o apoio local da Associação Petropolitana de Engenheiros e Arquitetos. Os encontros ocorreram no SESC de Nogueira, nos meses de março, e contaram com a participação de diversas autoridades locais e nacionais. E tiveram como eixo central propostas de desenvolvimento sustentável.

Um novo encontro para falar sobre águas esta sendo proposto pelo Lions Clube Petrópolis-Itaipava e pelo Instituto Itaipava. Trata-se do II Seminário Água é Vida e ocorrerá no dia 30 de maio, das 9:00h as 17:00h, no auditório do Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC), no bairro Quitandinha. Os tópicos do Seminário serão sobre: Política de Meio Ambiente, Educação Ambiental, Meio Ambiente, Saneamento e Saúde Pública.

Se você acha que não pode ficar de fora de um tema de tão importante relevância, já está convidado a participar. E lembre-se sempre: Água é Vida.


Outros textos desta seção
A escassez de água é um dos maiores desafios do nosso século
A sociedade civil e a água
A saúde das águas
Acidentes ecológicos
Água com Cidadania
Água em perigo
Água, Uma questão de Vida ou Exclusão Social
Biodigestores são implantados no Bomfim
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha espera sanção da governadora Rosinha
Contaminação das águas em Petrópolis
CRENOTERAPIA
Cultura - Meu nome é Piabanha
Definições do II Seminário Água é vida
Educação Ambiental
Entrevista com Aldo Rebouças
Empresa de Petrópolis investe na preservação dos recursos hídricos
Entrevista com o Prof. Werner Bidlingmaier
I Seminário Água é Vida - Considerações
II Seminário Água é Vida debateu a preservação dos mananciais de Petrópolis
II Seminário Água é Vida foi um sucesso!
II Seminário Água é Vida teve apoio da APEA
Lions Itaipava promoverá o III Seminário Água é Vida
Livro - Desenvolvimento Sustentável em Petrópolis
LIVRO - Empresas Aumentam Lucros e Produtividade pela Eco-Eficiência
Livro - O Manifesto da Água
Ministério Público - A voz da água
Moradores do Bairro da Glória não usam água potável
Natação
2003 - O Ano Internacional da Água Doce
O Aqüífero Guarani
O Paraíso
Petrópolis vive um verão em alerta
Petrópolis poderá implantar a Agenda 21 Local
Piabanha, Peixe ou Rio?
Poluição Industrial
Programação do III Seminário Água é Vida
Residências precisam fazer a ligação do esgoto
Retomado projeto para salvar Represa Hidrelétrica de Areal
Saneamento e saúde em debate no seminário Água é Vida
Truticultura
Vida, criança e água - Vamos cuidar?
Você sabia?
Water is Life