Busca  

Reeleição da diretoria 2012-2014

A Casa

História

Notícias

Fórum e debates

Imagens

Relatório de atividades da Casa

Desenvolvimento Sustentável

Programas

Projetos

Estatutos e Regulamentos

Banco de Voluntário

Dicas de Sites

Fale Conosco

Como chegar.

Desenvolvimento Sustentável

    II Seminário Água é Vida foi um sucesso!


Bruno do Nascimento

Maio de 2003

O Lions Clube Petrópolis-Itaipava e o Instituto Itaipava promoveram, em maio passado, o II Seminário Água é Vida, no auditório do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

O evento contou com um público superior a 350 participantes, alcançando o mesmo resultado da primeira versão realizada em outubro de 2000, no próprio LNCC. Até mesmo os temas debatidos foram mantidos, como: saúde pública, meio ambiente, educação ambiental e política de meio ambiente. O seminário fez profundas avaliações sobre as atuais necessidades do município em relação à política de meio ambiente e ao uso racional dos recursos hídricos.

Segundo Saul Gefter, presidente do Lions Clube Petrópolis-Itaipava, a iniciativa foi uma retomada do primeiro seminário e serviu para avaliar o que entre as propostas anteriores foram efetivadas e o que é necessário ser feito ainda. Na década de 80, 12 milhões de hectares de florestas foram destruídas. Temos que ter respeito pelas nossas florestas. Assim é necessária a implantação de um batalhão florestal no município. A mata ciliar que protege as margens de rios hoje é praticamente inexistente em vários trechos da cidade, sendo necessário recuperar essas áreas.

Bruno do Nascimento, presidente da comissão de meio ambiente do Lions e do Movimento Sociedade Viva, acredita que o evento complementou e enriqueceu os debates sobre água no município. Para Bruno do Nascimento o seminário serviu para aprofundarmos os nossos conhecimentos sobre os Comitês de Bacia e contribuirmos para a formação do Comitê do Rio Piabanha; Saber um pouco mais da legislação que dispõe sobre recursos hídricos. Além de obter subsídios para a efetivação da Agenda 21. Agora, muito dos desdobramentos do seminário ocorrerão no Fórum Permanente de Meio Ambiente que acontecem nas últimas sextas-feiras de cada mês na Casa da Cidadania.

Os Clubes de Lions, além de um trabalho desenvolvido em relação à saúde, em especial ao combate a cegueira, também se preocupam com as questões ambientais. Em junho deste ano na Concha Acústica do Museu Imperial, A Governadoria do Lions, no distrito LC1, fez a entrega dos Prêmios Lions de Meio Ambiente, a mais de 30 agraciados, pelos clubes de serviço na região em que atuam.
Yara Valverde Pagani, bióloga, foi agraciada com o Prêmio Lions de Meio Ambiente indicado pelo Lions Itaipava. Há 11 anos atua como Gerente da Área de Proteção Ambiental de Petrópolis (APA-Petrópolis) uma Unidade de Conservação Federal.

Nestes 11 anos muito das atividades de preservação da APA-Petrópolis foi devido ao esforço e dedicação pessoal desta incansável ambientalista. Devido em parte significativa aos seus esforços e persistência foi construída uma sede para a APA-Petrópolis, em Itaipava, inaugurada em março deste ano, homenageando o jornalista Dr. Rogério Marinho.

Para além da sede da APA-Petrópolis, Yara Valverde Pagani é a responsável pela implantação e gerenciamento da Unidade de Conservação e a incluiu no Programa Nacional de Meio Ambiente (PNMA), Banco Mundial. Na sua gestão frente a APA-Petrópolis também se destacam: A Implantação de Gestão Participativa e a Organização do Conselho Gestor; A execução de Protocolo de Cooperação Técnico com a Prefeitura Municipal de Petrópolis; A elaboração do Plano de Gestão da APA; A participação na Elaboração do Plano Estratégico para as Unidades de Conservação Federais; A elaboração do Termo de Referência para o Projeto de Zoneamento Ambiental da APA; e a elaboração de Programa de Educação Ambiental da APA.

Uma das próximas atividades do Lions Clube de Itaipava é reunir as pessoas agraciadas com o Prêmio Lions de Meio Ambiente de 2003, para aprofundarem ainda mais os temas de relevância ambientais.


Outros textos desta seção
A escassez de água é um dos maiores desafios do nosso século
A sociedade civil e a água
A saúde das águas
Acidentes ecológicos
Água com Cidadania
Água é vida
Água em perigo
Água, Uma questão de Vida ou Exclusão Social
Biodigestores são implantados no Bomfim
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha espera sanção da governadora Rosinha
Contaminação das águas em Petrópolis
CRENOTERAPIA
Cultura - Meu nome é Piabanha
Definições do II Seminário Água é vida
Educação Ambiental
Entrevista com Aldo Rebouças
Empresa de Petrópolis investe na preservação dos recursos hídricos
Entrevista com o Prof. Werner Bidlingmaier
I Seminário Água é Vida - Considerações
II Seminário Água é Vida debateu a preservação dos mananciais de Petrópolis
II Seminário Água é Vida teve apoio da APEA
Lions Itaipava promoverá o III Seminário Água é Vida
Livro - Desenvolvimento Sustentável em Petrópolis
LIVRO - Empresas Aumentam Lucros e Produtividade pela Eco-Eficiência
Livro - O Manifesto da Água
Ministério Público - A voz da água
Moradores do Bairro da Glória não usam água potável
Natação
2003 - O Ano Internacional da Água Doce
O Aqüífero Guarani
O Paraíso
Petrópolis vive um verão em alerta
Petrópolis poderá implantar a Agenda 21 Local
Piabanha, Peixe ou Rio?
Poluição Industrial
Programação do III Seminário Água é Vida
Residências precisam fazer a ligação do esgoto
Retomado projeto para salvar Represa Hidrelétrica de Areal
Saneamento e saúde em debate no seminário Água é Vida
Truticultura
Vida, criança e água - Vamos cuidar?
Você sabia?
Water is Life