Busca  

Reeleição da diretoria 2012-2014

A Casa

História

Notícias

Fórum e debates

Imagens

Relatório de atividades da Casa

Desenvolvimento Sustentável

Programas

Projetos

Estatutos e Regulamentos

Banco de Voluntário

Dicas de Sites

Fale Conosco

Como chegar.

Desenvolvimento Sustentável

    Lions Itaipava promoverá o III Seminário Água é Vida


Bruno do Nascimento

Diário de Petrópolis, 01 de maio de 2005

CCLL Bruno,  Alexandra e Oldemar em encontro da Divisão G1

O próximo mês de junho marca as comemorações do Dia Internacional de Meio Ambiente. Hoje mais do que ontem, o tema desperta interesse e motiva as pessoas a uma participação interativa sobre as questões ambientais.

Entre os seminários realizados na cidade sobre meio ambiente o "Água é Vida" marcou o calendário de Petrópolis. E este ano mais uma vez o evento será realizado consolidando a sua terceira versão, nas dependências do SESC Petrópolis, no dia 04 de junho.

Segundo Alexandra Maddock Volpato, presidente do Lions Clube Petrópolis Itaipava, o III Seminário Água é Vida é uma continuidade do trabalho do Lions e do Instituto Itaipava iniciado em 2000 com a presença marcante do Dr Saul Gefter. "O Seminário em si tem a perspectiva de conscientizar as pessoas sobre o valor tão fundamental da água nos dias atuais. De outro modo, o seminário, faz lembrar que muitas propostas sobre o tema na cidade estão meio que adormecidas, precisando de uma lembrança. É também importante frisar que novos conhecimentos sobre a água e a nossa realidade diante dela são também apresentados durante o evento".

Alexandra diz que a realização de um seminário acaba sempre trazendo dúvidas sobre a importância de um evento desta magnitude. "Muitas pessoas me questionam sobre o que é concretamente transformado após a realização de um seminário. Eu acredito que o simples fato da pessoa perguntar o que mudou já é uma vitória. Afinal, essa pessoa teve condições de avaliar e criar os seus parâmetros, ouvir e dialogar sobre o tema. Se muitas vezes as coisas não ocorrem é por que há uma desmobilização natural, ou o procedimento a ser adotado é realmente muito lento. Mas essas versões sobre o tema nos possibilitam dentro do espaço tempo dizer que nada foi feito ou que existiram certas melhorias. Quando o I Seminário Água é Vida foi realizado não havia Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Contudo, hoje já assistimos a posse de três diferentes secretários desde sua fundação".

Palestrantes - Alexandra salienta que esse ano o Água é Vida será divido em três painéis, um na parte da manhã com a presença do diretor da Águas do Imperador, João Luiz Queiroz, as pesquisadoras da FIOCRUZ, Dra Ana Gaspar e Dra Marize Miagostovich e do representante do WWF Brasil, Ângelo José Rodrigues Filho. O moderador do debate será o jornalista Manoel Francisco do Nascimento Brito Filho. E na parte da tarde ocorrerão outros dois painéis que discorrerão sobre os Aspectos Relevantes do Problema da Água e sobre a Água e o Desenvolvimento Sustentável. Foram convidadas pessoas de peso dentro do setor, entre os quais o Coordenador Nacional do Movimento de Cidadania pelas Águas, José Chacon de Assis, a vereadora do PV no Rio de Janeiro, Aspásia Camargo, o Secretário do Consórcio Intermunicipal Lagos de São João, Luis Firmino Pereira, o chefe do Departamento de Hidrologia do CPRM, Frederico Cláudio Peixinho, O ex-presidente da ABAS que também trabalha no CPRM, Humberto Albuquerque, o diretor da Logitec Fernando Antônio Rodriguez e a Coordenadora Técnica da Agenda 21 Estadual que também faz parte do Lions, Claudia Menezes. Como moderadores dos debates a tarde foram convidados o Superintendente do Instituto Ecotema, José Eunício Collares e o Diretor do Diário de Petrópolis, jornalista Paulo Antônio Carneiro Dias.

Prêmio Lions - Na finalização do seminário haverá a entrega do prêmio Lions de Meio Ambiente, oferecido pela Associação Internacional de Lions Clubes, através do Distrito LC1, e cada um dos 68 Lions Clube pertencente ao Distrito estará presente com o seu agraciado. O agraciado do Lions Clube Petrópolis Itaipava será o diretor presidente da Werner Tecidos, Ludovico Landau Remy, pelo excelente trabalho realizado pela empresa em prol da conservação da água em nossa cidade.

Como forma de contribuir para um maior conhecimento dos problemas da água a Casa da Cidadania está disponibilizando uma série de informações a respeito do assunto, através do site, quem tiver interesse pode também encaminhar material para complementação do tema, através do e-mail: info@casadacidadania.org.br


Outros textos desta seção
A escassez de água é um dos maiores desafios do nosso século
A sociedade civil e a água
A saúde das águas
Acidentes ecológicos
Água com Cidadania
Água é vida
Água em perigo
Água, Uma questão de Vida ou Exclusão Social
Biodigestores são implantados no Bomfim
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha espera sanção da governadora Rosinha
Contaminação das águas em Petrópolis
CRENOTERAPIA
Cultura - Meu nome é Piabanha
Definições do II Seminário Água é vida
Educação Ambiental
Entrevista com Aldo Rebouças
Empresa de Petrópolis investe na preservação dos recursos hídricos
Entrevista com o Prof. Werner Bidlingmaier
I Seminário Água é Vida - Considerações
II Seminário Água é Vida debateu a preservação dos mananciais de Petrópolis
II Seminário Água é Vida foi um sucesso!
II Seminário Água é Vida teve apoio da APEA
Livro - Desenvolvimento Sustentável em Petrópolis
LIVRO - Empresas Aumentam Lucros e Produtividade pela Eco-Eficiência
Livro - O Manifesto da Água
Ministério Público - A voz da água
Moradores do Bairro da Glória não usam água potável
Natação
2003 - O Ano Internacional da Água Doce
O Aqüífero Guarani
O Paraíso
Petrópolis vive um verão em alerta
Petrópolis poderá implantar a Agenda 21 Local
Piabanha, Peixe ou Rio?
Poluição Industrial
Programação do III Seminário Água é Vida
Residências precisam fazer a ligação do esgoto
Retomado projeto para salvar Represa Hidrelétrica de Areal
Saneamento e saúde em debate no seminário Água é Vida
Truticultura
Vida, criança e água - Vamos cuidar?
Você sabia?
Water is Life