Busca  

A Casa

História

Notícias

Fórum e debates

Imagens

Relatório de atividades da Casa

Desenvolvimento Sustentável

Programas

Projetos

Estatutos e Regulamentos

Banco de Voluntário

Dicas de Sites

Fale Conosco

Como chegar.

História

    Como surgiu a Casa


A Associação da Casa da Cidadania foi fundada em setembro de 1999. O projeto da Casa da Cidadania teve inicio com o Comitê da Ação da Cidadania Contra a Fome a Miséria e pela Vida, campanha idealizada pelo nosso saudoso Herbert de Souza "Betinho", que movimentou a sociedade brasileira em torno de um projeto que chamava a atenção para o caráter perverso de ser um país tão rico, com tantos desperdícios e o povo passando fome.

A Associação da Casa da Cidadania constitui-se como um projeto social incorporando os aspectos da Agenda 21, pois reúne 18 entidades, com finalidades não econômicas, sob o mesmo teto.

Em meados de 1998 o Comitê de Ação da Cidadania Contra a Fome a Miséria e Pela Vida, recolhia as sobras da feira livre e fazia um sopão para pessoas carentes na garagem do Shopping Center Mercado da Estação, logo em frente. Como o dono do Shopping precisou aumentar as suas atividades comerciais, adquiriu um imóvel na mesma rua e doou ao Comitê de Ação da Cidadania Contra a Fome a Miséria e Pela Vida. Entretanto, como o Comitê não dispunha de personalidade Jurídica a doação foi efetivada em nome da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, por intermédio da Mitra Diocesana de Petrópolis.

A partir de então, inúmeras instituições sociais da cidade que não tinham condições de pagar aluguel para manter uma sede, passaram a utilizar a Casa da Cidadania como espaço de encontros, reuniões e atividades administrativas.

Para regular a forma de utilização da Casa da Cidadania fundou-se en setembro de 1999 a Associação da Casa da Cidadania, uma entidade com personalidade jurídica própria, administrada por um Conselho Diretor, integrado pelos militantes das diversas instituições associadas.

A Associação da Casa da Cidadania serve hoje como um local de apoio para as entidades, grupos e movimentos que necessitem de espaço para o fortalecimento de suas atividades. Nem todas têm constituição jurídica, mas todas exercem um amplo trabalho social.

Em virtude de um auditório com capacidade para 50 pessoas, diversos encontros são realizados na Casa da Cidadania. Normalmente, ainda são ministrados palestras, seminários e reuniões diversas.

Em todos os eventos o auditório é oferecido gratuitamente, sendo vetada a Associação da Casa da Cidadania e as entidades associadas à possibilidade de cobrarem pela realização de qualquer atividade na casa.

Cada entidade associada paga uma mensalidade simbólica de R$ 10,00 (dez Reais).


A Casa da Cidadania realiza trabalhos de grande relevância social. E cada vez mais nos deparamos com uma crescente solicitação de apoio nos mais diferentes campos e ações. Venha nos visitar, provavelmente juntos poderemos possibilitar a execução de encaminhamentos que permitam a solução de inúmeros problemas vivenciados pelas entidades associadas à Casa da Cidadania no auxílio à população da cidade de Petrópolis.

LINK:


Mitra Diocesana de Petrópolis

Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil


Outros textos desta seção
Betinho, a inspiração
HISTÓRICO RESUMIDO DA CASA