Busca  

Reeleição da diretoria 2012-2014

A Casa

História

Notícias

Fórum e debates

Imagens

Relatório de atividades da Casa

Desenvolvimento Sustentável

Programas

Projetos

Estatutos e Regulamentos

Banco de Voluntário

Dicas de Sites

Fale Conosco

Como chegar.

Desenvolvimento Sustentável

    Empresa de Petrópolis investe na preservação dos recursos hídricos


Empresa de Petrópolis investe na preservação dos recursos hídricos

A ONG Projeto Água, criada no final do ano passado,  coordenará o funcionamento da Fazenda Projeto Água, em Fagundes, distrito de Pedro do Rio.

Ivens Paulo apresenta a planta da Fazenda Projeto Água

 A iniciativa nasceu da importância de conscientizar as pessoas a respeito da preservação dos recursos hídricos. O slogan do projeto é a frase: "Água mole em pedra dura tanto bate até que acaba".

Dentro da Fazenda Projeto Água as nascentes estão sendo catalogadas e preservadas. Os cinco grandes lagos que compõem a propriedade estão sendo recuperados e em suas margens serão plantadas várias árvores. Também estão sendo plantadas centenas de árvores frutíferas e existe toda uma preocupação com o reflorestamento de áreas que anteriormente eram destinadas a pastagem. Em uma breve caminhada pelo local nos deparamos com corujas, antas e diversos outros animais da Mata Atlântica, demonstrando a riqueza da flora e da fauna da localidade.

De acordo com o empresário Ivens Paulo, idealizador do projeto, as antigas instalações da fazenda estão sendo adaptadas para a construção de auditório, hospedagem, restaurante, sede administrativa, área de lazer, campo de vôlei e futebol, estacionamentos e vestiários.

A propriedade foi adquirida há um ano e a intenção é transformar o local num espaço social acessível e aberto à toda comunidade como também à sociedade civil organizada de Petrópolis. Com os conhecimentos adquiridos no ramo profissional ao longo de décadas de trabalho, ele pretende transformar o local numa referência não só nacional como de fato mundial. A Fazenda Projeto Água tem tudo para se tornar um local privilegiado com um conjunto de atividades eficazes de conscientização ambiental na preservação dos recursos hídricos.

Para Priscila de Carvalho da Silva, diretora do Projeto Água, apesar do local vir a dispor de toda a infra-estrutura de um clube a intenção é que realmente tenha um objetivo prioritariamente social. O Projeto Água vêm desenvolvendo atividades em outras regiões e a fazenda será apenas um centro de referência modelo no cuidado com a água.

A ONG vem atuando no Rio de Janeiro com um trabalho educativo sobre a conscientização do uso da água com crianças carentes no entorno de Copacabana. A intenção é que tão logo as obras na fazenda tenham terminado as crianças de toda a região possam vir passar um dia em Fagundes num contato próximo com a natureza. No local irá existir laboratório temático com mini maquetes de estações de tratamento de águas e esgotos, onde as pessoas poderão visualizar na prática o seu funcionamento.

Cátia, Ivens Paulo, Padre Klein e Priscila em visita ao terreno da Fazenda Projeto Água

De acordo com Ivens Paulo os recursos para a instalação e manutenção do Projeto Água são oriundos das firmas que compõem o Grupo Carbografite. Atualmente, todos os produtos da empresa levam o selo do Projeto Água e parte dos recursos obtidos com a venda dos produtos é doado ao projeto. Além disso toda a mídia da Carbografite está sendo investida na conscientização de como preservar a água. Isto significa que toda propaganda da empresa faz alusão ao Projeto, até mesmo os carros da empresa levam o selo do Projeto Água. Através desta conduta a Carbografite espera que seus clientes e fornecedores passem também a adotar uma visão mais consciente em respeito ao meio ambiente, tornando-se parceiros da empresa neste sentido.

Hoje, dentro da Carbografite até mesmo no uniforme dos funcionários existe o símbolo do Projeto Água e todos estão atentos a esta importante ação de conscientização ambiental da empresa. Em um país onde os empresários muitas vezes são acusados de não darem a mínima para o meio ambiente, na semana que comemora o Dia Internacional de Meio Ambiente ver uma iniciativa deste porte numa empresa de Petrópolis que é líder em seu segmento de mercado é um fato notável. De outra maneira é importante destacar que ano a ano mais e mais empresários da cidade assumem iniciativas em defesa das águas.

Durante a semana, a Werner Fábrica de Tecidos foi ganhadora do Prêmio Lions de Meio Ambiente, exatamente pelo trabalho desenvolvido na preservação dos recursos hídricos.

FONTE:


Bruno do Nascimento - Diário de Petrópolis - 12/06/05

LINK:


www.carbografite.com.br


Outros textos desta seção
A escassez de água é um dos maiores desafios do nosso século
A sociedade civil e a água
A saúde das águas
Acidentes ecológicos
Água com Cidadania
Água é vida
Água em perigo
Água, Uma questão de Vida ou Exclusão Social
Biodigestores são implantados no Bomfim
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha espera sanção da governadora Rosinha
Contaminação das águas em Petrópolis
CRENOTERAPIA
Cultura - Meu nome é Piabanha
Definições do II Seminário Água é vida
Educação Ambiental
Entrevista com Aldo Rebouças
Entrevista com o Prof. Werner Bidlingmaier
I Seminário Água é Vida - Considerações
II Seminário Água é Vida debateu a preservação dos mananciais de Petrópolis
II Seminário Água é Vida foi um sucesso!
II Seminário Água é Vida teve apoio da APEA
Lions Itaipava promoverá o III Seminário Água é Vida
Livro - Desenvolvimento Sustentável em Petrópolis
LIVRO - Empresas Aumentam Lucros e Produtividade pela Eco-Eficiência
Livro - O Manifesto da Água
Ministério Público - A voz da água
Moradores do Bairro da Glória não usam água potável
Natação
2003 - O Ano Internacional da Água Doce
O Aqüífero Guarani
O Paraíso
Petrópolis vive um verão em alerta
Petrópolis poderá implantar a Agenda 21 Local
Piabanha, Peixe ou Rio?
Poluição Industrial
Programação do III Seminário Água é Vida
Residências precisam fazer a ligação do esgoto
Retomado projeto para salvar Represa Hidrelétrica de Areal
Saneamento e saúde em debate no seminário Água é Vida
Truticultura
Vida, criança e água - Vamos cuidar?
Você sabia?
Water is Life