Busca  

Reeleição da diretoria 2012-2014

A Casa

História

Notícias

Fórum e debates

Imagens

Relatório de atividades da Casa

Desenvolvimento Sustentável

Programas

Projetos

Estatutos e Regulamentos

Banco de Voluntário

Dicas de Sites

Fale Conosco

Como chegar.

Estatutos e Regulamentos

    Orientações importantes


Orientações importantes referentes a algumas questões urgentes relativas ao funcionamento e regularização das Associações de Moradores:

1 - Após a eleição e posse da diretoria, a associação de moradores deve procurar um cartório para orientar-se de lista de documentos necessários para o registro.

ATENÇÃO: O Nada Consta Criminal Estadual ou Federal só vale por 30 (trinta) dias.


2 - Após o registro da diretoria a entidade tem até 30 (trinta) dias para ir a Receita Federal para fazer as alterações cadastrais ou  inscrever-se no CNPJ, que num período de até de 30 (trinta) dias é gratuito, após esse limite existirá a cobrança de multa.

3 - A entidade que já tem o número do CNPJ, ao mudar a diretoria e registrar a ATA deverá proceder da mesma forma para fazer a alteração de dados na Receita Federal, também em 30 (trinta) dias.

4 - A entidade inscrita no CNPJ, está obrigada por lei a entregar anualmente a sua declaração de Imposto de Renda, mesmo sendo isenta de pagamentos até maio. O não cumprimento desta lei deixa a entidade sujeita a multas. (Em 2005, por exemplo, o prazo foi 30 de junho)

5 - A Declaração de Imposto de Renda do Presidente deve ser entregue até março, o não cumprimento disso, sujeita o seu CPF a multa. Em caso de substituição de diretoria em agosto, ou em qualquer outro mês do ano, tanto o antigo como o novo presidente necessitam fazer a Declaração de Imposto de Renda. Lembramos que o ano fiscal vai de 01 de janeiro até 31 de dezembro.   

6 - A entidade que tiver declaração atrasada para entregar deverá procurar um contador para avaliar a sua situação fiscal. A partir da constituição formal (registro em cartório), a associação deve efetuar os demais registros necessários ao seu funcionamento. Para a regularização de tais registros suplementares (fiscal, trabalhista e local), é importante procurar um (a) contador (a), que também será responsável pela contabilidade da associação e demais obrigações contábeis (como entrega de documentos e prestação de informações tributárias e trabalhistas) após a sua constituição.

Do ponto de vista fiscal, a regularização da associação junto à Secretaria da Receita Federal permite o seu registro no CNPJ/MF (Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda), o que possibilita a abertura de conta bancária e a movimentação financeira por parte da associação.

Quanto à regularização trabalhista, a associação, mesmo que não tenha empregados, deve apresentar documentos e informações anuais (RAIS - Relação Anual de Informações Sociais e GFIP - Guia do Fundo de Garantia e Informações à Previdência). Além disso, se quiser contratar empregados, deverá (entre outras coisas) registrar-se no INSS - Instituto Nacional da Seguridade Social.

O espaço físico a ser utilizado como sede da associação também precisa ser regularizado perante a Prefeitura. Para a regularização do Alvará deverá ser contatada a Secretaria de Fazenda, localizada na Rua 16 de Março, 183, Centro, Petrópolis, RJ, através do telefone 24 2246-8531 (Trindade), entre 12h30 às 18h30. É necessário apresentar os seguintes documentos: Ata de eleição e posse da diretoria, constando o endereço da Associação; Estatuto da Associação; e, CNPJ. Para regularização do Alvará é necessário pagar a taxa de protocolo de R$ 13,55 (treze reais e cinqüenta e cinco centavos) mais R$ 270,92 (duzentos e setenta reais e noventa e dois centavos) que é o valor do alvará. Isto deve ser feito até 30 dias depois do registro da ata em cartório, além desse prazo poderá ser cobrada uma multa. Apenas receberão o alvará as entidades localizadas em imóveis averbados na Prefeitura.

Além dos registros obrigatórios, há também os registros facultativos, vinculados a certos títulos e qualificações concedidos pelo poder público como por exemplo: (a) o registro no CNAS - Conselho Nacional de Assistência Social; (b) a obtenção das declarações de Utilidade Pública (em âmbito federal, estadual e municipal); (c) a obtenção do CEBAS - Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social; e (d) a qualificação como OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

7 - Através da INTERNET pode orientar-se pelo seguinte endereço: http://www.receita.fazenda.gov.br/

OBSERVAÇÃO: Os cartórios cobram taxas para registros de Estatutos, Atas, Nada Consta e outros documentos. As Associações de Moradores, podem requerer a Defensoria Pública o registro gratuito de atas e estatutos, desde que possam atender às formalidades no tempo necessário para liberação da ordem.

ATENÇÃO: A data limite de entrega de cada declaração varia anualmente pelo calendário, procure informar-se na Receita Federal ou com seu contador no mês de entrega.

LINK:


Endereços úteis para regularização


Outros textos desta seção
Modelo de Estatuto para Associação de Moradores
Guia para Lavratura de Atas no Computador
Como Redigir Boas Cartas para Captação de Recursos
Associações de Moradores estão regularizando os Estatutos
Endereços úteis para regularização
Modelo de Ficha de Cadastramento de Moradores
Modelo de pedido de gratuidade para a Defensoria Pública
O que fazer para evitar a deterioração da papelada
EDITAL - Reforma Estatutária
Ata da AGE de Alteração Estatutária
EDITAL - Fundação da Associação de Moradores
Ata de Fundação da Associação de Moradores
EDITAL - Comissão Eleitoral
EDITAL - Convocação do Processo Eleitoral
ELEIÇÃO - Autorização Individual para a Diretoria Executiva
ELEIÇÃO - Ficha de Inscrição da Diretoria Executiva
ELEIÇÃO - Carta de inscrição da Diretoria Executiva
ELEIÇÃO - Autorização Individual do candidato ao Conselho Fiscal
ELEIÇÃO - Ficha de Inscrição Eleitoral do Conselho Fiscal
ELEIÇÃO - Carta de inscrição de chapa ao Conselho Fiscal
Ata da Assembléia para designar a Comissão Eleitoral
Regimento da Eleição
Ata da Eleição, Apuração e Posse
Modelo de cédula
Site do Cambito
ASSEMBLÉIA PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS
Publicação no Diário Oficial do Estado