Busca  

Reeleição da diretoria 2012-2014

A Casa

História

Notícias

Fórum e debates

Imagens

Relatório de atividades da Casa

Desenvolvimento Sustentável

Programas

Projetos

Estatutos e Regulamentos

Banco de Voluntário

Dicas de Sites

Fale Conosco

Como chegar.

História

    Betinho, a inspiração


O nome completo de Betinho era Herbert de Souza.Betinho

Sociólogo, Betinho (1935-1997) foi um dos fundadores da Ação Popular (AP), movimento revolucionário ligado à Juventude Universitária Católica que luta pela implantação do socialismo no Brasil. Assessor do Ministério da Educação no Governo João Goulart, depois do golpe militar de 1964 passou sete anos na clandestinidade, atuando na AP, e oito no exílio (Chile, Panamá, Canadá e México).

Voltou ao Brasil em 1979 e criou o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), organização não-governamental, suprapartidária e supra-religiosa. Ganhou, em 1991, o Prêmio Global 500, do Programa da ONU para o Meio Ambiente, por sua luta em defesa da reforma agrária e da defesa dos indígenas.

Em 1993, articulou a formação da Ação da Cidadania Contra a Miséria e pela Vida, mais conhecida como Campanha contra a Fome. Em dois anos, Betinho conseguiu estabelecer 5 mil comitês por todo o país e distribuiu toneladas de alimentos para a população carente.

No governo Fernando Henrique, tornou-se membro do Conselho da Comunidade Solidária, que substituiu a Legião Brasileira de Assistência (LBA) e foi presidido pela primeira-dama Ruth Cardoso.

Hemofílico e portador do vírus da Aids, como seu irmão, o cartunista Henfil (1944-1988), Betinho escreveu "A Cura da Aids" (1994), no qual afirmava que a cura da doença era uma questão de tempo.

Em 1995, a Ação da Cidadania, através da campanha Democracia na Terra, passou a dar prioridade à luta pela democratização da propriedade agrícola como forma de combater a fome e o desemprego. Os comitês da Ação passaram a desenvolver projetos para democratização da terra e a cobrar do Governo Federal ações na área de política agrícola e fundiária.

Betinho faleceu em 1997, debilitado por causa da Aids.


Outros textos desta seção
HISTÓRICO RESUMIDO DA CASA