Busca  

Reeleição da diretoria 2012-2014

A Casa

História

Notícias

Fórum e debates

Imagens

Relatório de atividades da Casa

Desenvolvimento Sustentável

Programas

Projetos

Estatutos e Regulamentos

Banco de Voluntário

Dicas de Sites

Fale Conosco

Como chegar.

Relatório de atividades da Casa

    RELATÓRIO DE ATIVIDADES - DEZEMBRO DE 2015


ASSOCIAÇAO DA CASA DA CIDADANIA UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL

À Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania do Município de Petrópolis.

Referência: Convênio Assistencial.

Relatório das Atividades desenvolvidas no mês de dezembro de 2015

I. INTRODUÇÃO No mês de dezembro foi dado continuidade ao desenvolvimento de ações voltadas para a promoção da integração ao mercado de trabalho no campo da assistência social, numa perspectiva do empreendedorismo social. Espaço cedidos para grupos e entidades, organizadas e em fase de organização. Prosseguindo na orientação e informação para o planejamento e execução das proposições dos grupos, atendimentos as famílias e indivíduos, objetivando o fortalecimento aos vínculos familiares, afetivos e de cidadania, em especial o ao Projeto que participam com adolescentes e jovens, Projeto Juventude e Cidadania e do grupo de mulheres, Projeto Mulheres e Artes.. A equipe procura desenvolver seu trabalho em parceria com a SETRAC, articulando-se com o NIS e os CRAS, para atender aos objetivos do Plano de Trabalho apresentado na celebração do convênio, sempre na perspectiva do que preceitua a LOAS e o SUAS para a política de assistência social.

II. OBJETIVOS

-  GERAIS: - Desenvolver atividades que possibilitem a família, o homem e mulher, a criança, o (a) adolescente e a juventude a produzir novas formas de estar no mundo: a promoção de autoestima e do deu protagonismo dos vínculos afetivos da convivência familiar e comunitária, cooperação, solidariedade, participação cidadã. Prevenção de riscos dos que vivem em situação de fragilidade decorrentes da pobreza, ausência de renda e de serviços públicos. - Reunião de esforços para o desenvolvimento de ações voltadas para a Promoção da integração ao mercado de trabalho no campo da assistência social, numa perspectiva do empreendedorismo social, atividades educativas e praticas direcionada para a Geração de Trabalho e Renda, de acordo com os objetivos estatutários da instituição.

-ESPECÍFICOS:
-  Realizar articulação em rede;
-  Promover a cultura do trabalho coletivo;
-  Apoiar entidades comunitárias organizadas ou em fase de organização;
-  Potencializar a participação cidadã na sociedade.
-  Promover atendimento de famílias e indivíduos.
-  Participação Efetiva em Instâncias de Controle Social
-  Serviço de abordagem a População em Situação de Rua.

III. TRABALHO REALIZADO
-  Cessão do espaço físico e infraestrutura para a realização de encontros, reuniões e outras atividades, de acordo com as finalidades estatutárias da Associação da Casa da Cidadania, em apoio as entidades organizadas e/ou em fase de organização;
-  Acompanhamento a famílias em vulnerabilidade social;
-  Projeto Juventude e cidadania,
-  Curso básico de informática e inclusão digital.

CESSÃO DE ESPAÇO PARA REUNIÕES DAS ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES.

-  1. Associação Oficina de Jesus.

-  2. VICE - Vila Imperial, Cidadania e Ética.

-  3. Esperanto Grupo de Petrópolis.

-  4. Associação Anima Vida.

-  5. Associação Petropolitana de Condutores de Veículo de Tração Animal.

-  6. Fórum dos Amigos da Pessoa com Deficiência.

-  7. Associação Petropolitana dos Deficientes Físicos - APDEF.

-  8. SSEPI - Serviço Social - Estudo Pesquisa e Intervenção.

-  9. CEPPES - Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais.

-  10. Associação dos Servidores Municipais pela Qualidade de Vida.

-  11. Grupo "Arte em Petrópolis".

-  12 Forum da Associação de |Moradores.

-  13. Associação APDF para deficientes.

-  14. Grupo "NEILARTE".

-  15. Associação Atitude Artesanal.

-  16. CRESS - RJ - Conselho regional de Serviço Social - RJ.

- Atendimento diário, das 12 às 18hs, na Secretaria, com recepção e agendamento para atendimento individual das pessoas que procuram a instituição por iniciativas próprias ou encaminhadas por órgãos públicos e entidades privadas, além dos representantes de entidades organizadas e/ou em fase de organização que recebem orientação e informações. . - Cessão de espaço físico para Associação Oficina de Jesus, para administração da entidade, realização de triagem dos usuários da instituição e recebimento de material comprado e doado para as casas de acolhimento e comunidades terapêuticas localizadas no distrito sede do município de Petrópolis, no Brejal (distrito da Posse) e em São José do Vale do Rio Preto. - Realização de reuniões periódicas da equipe técnica e membros da Diretoria de acordo com as demandas apresentadas no desenvolvimento das atividades previstas.

- Participação em reuniões das instâncias legais de controle social das políticas públicas desenvolvidas no Município (CONCIDADE, CMAS, CGFMHIS).

- Projeto Mulheres e Artes, grupo de mulheres com encontro semanal, desenvolvendo de ações socioassistenciais, incluindo oficinas de capacitação de artesanato, visando motivar e incentivar a autonomia e a busca da realização pessoal, familiar e comunitária;

- Projeto Juventude e Cidadania, encontro semanal de inclusão digital com adolescentes e jovens com a perspectiva produzir novas formas de estar no mundo, a promoção de sua autoestima, do seu protagonismo e o fortalecimento de sua convivência familiar e comunitária.

IV. CONCLUSÃO

Prosseguir no desenvolvimento das ações planejadas, com um constante processo de avaliação é o desafio da equipe responsável pela execução das atividades. Os resultados não são imediatos, sendo necessário permanecer no exercício de reflexão e avaliação sobre métodos, processos e técnicas empregadas, em busca da melhor qualidade dos serviços prestados, o fortalecimento dos trabalhos em rede por entidades e grupos, consequentemente de uma melhor qualidade de vida para as famílias e pessoas atendidas.


Outros textos desta seção
RELATÓRIO DE ATIVIDADES - JANEIRO DE 2016