Busca  

Reeleição da diretoria 2012-2014

A Casa

História

Notícias

Fórum e debates

Imagens

Relatório de atividades da Casa

Desenvolvimento Sustentável

Programas

Projetos

Estatutos e Regulamentos

Banco de Voluntário

Dicas de Sites

Fale Conosco

Como chegar.

História

    HISTÓRICO RESUMIDO DA CASA


A Associação da Casa da Cidadania foi fundada em setembro de 1999. O projeto da Casa da Cidadania teve inicio com o Comitê da Ação da Cidadania Contra a Fome a Miséria e pela Vida, campanha idealizada pelo nosso saudoso Herbert de Souza "Betinho", que movimentou a sociedade brasileira em torno de um projeto que chamava a atenção para o caráter perverso de ser um país tão rico, com tantos desperdícios e o povo passando fome. A campanha propunha que se criassem comitês de atuação por todo o país apoiados em cartilhas com propostas das etapas de atuação da campanha. Num primeiro momento o caráter era mesmo emergencial. "Não podemos falar em cidadania quando tantos passam fome". Outras etapas viriam, emprego, saneamento e etc. Em nossa cidade, o movimento teve importante atuação.
O "Mapa da Fome" objeto de pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, mostrava 12 mil famílias em Petrópolis, que passavam por situação trágica de risco e de vulnerabilidade social. Por esse tempo surgiram vários comitês, que mobilizaram diversos setores da cidade nas etapas da campanha, em uma delas, coordenadas pelo Comitê Central desenvolveram através de serviço voluntário a distribuição de sopa para a população em situação de rua, de segunda a sexta feira, à hora do almoço. Esse trabalho durou cerca de dois anos, até que um empresário comprou e doou uma casa ao Comitê Central para que o movimento se ampliasse. Como o Comitê não dispunha de personalidade jurídica a doação foi efetivada em nome da Mitra Diocesana de Petrópolis, através da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Entendendo ser necessário desenvolver um trabalho mais direcionado à promoção social, esses comitês vieram estruturando a Casa da Cidadania, como espaço de apoio as entidades organizadas e /ou em fase de organização, que tenham por objetivo o trabalho de inclusão, promoção e reinserção social e a promoção das pessoas através da possibilidade de participação em grupos ou entidades organizadas.
No espaço da Casa diversos eventos são realizados envolvendo cursos, palestras, projetos de promoção para cultura do trabalho coletivo, seminários, reuniões diversas e atendimento a população em situação de rua, fortalecimento de vínculos familiares e afetivos.

Objetivo Geral Desenvolver atividades que possibilitem a família, o homem e a mulher, a criança, o (a) adolescente e a juventude a produzir novas formas de estar no mundo: a promoção de sua autoestima e do seu protagonismo, o fortalecimento dos vínculos afetivos da convivência familiar e comunitária, cooperação, solidariedade, participação cidadã. Prevenção de riscos dos que vivem em situação de fragilidade decorrentes da pobreza, ausência de renda e de serviços públicos. Cessão de espaço em apoio as entidades organizadas e /ou em fase de organização, que tenham por objetivo o trabalho de inclusão, promoção e reinserção social e a promoção das pessoas através da possibilidade de participação em grupos ou entidades organizadas. Fortalecer espaços de formação, deliberação e de controle social.


Outros textos desta seção
Betinho, a inspiração