Busca  

Reeleição da diretoria 2012-2014

A Casa

História

Notícias

Fórum e debates

Imagens

Relatório de atividades da Casa

Desenvolvimento Sustentável

Programas

Projetos

Estatutos e Regulamentos

Banco de Voluntário

Dicas de Sites

Fale Conosco

Como chegar.

Programas

    Feira de Trocas


Feira de Trocas



A feira de trocas é uma iniciativa de pessoas para pessoas, buscando trabalhar o sentido de coletividade através do intercâmbio de energia em forma materializada de produtos ou bens sociais.
Nos dias de feira as pessoas se encontram no local marcado e realizam suas trocas, que vão desde a objetos usados, vestuário, alimentos caseiros, livros, ... até massagens e cortes de cabelo. As trocas são flexibilizadas de forma indireta através da moeda social que representa um instrumento técnico nesta economia solidária.
Atividades culturais e de integração social também são realizadas nos dias de feira, com o objetivo de expandir a consciência do coletivo , democratizar a informação e compartilhar visões comuns.
Para o sucesso e continuidade das feiras de trocas, é necessário e fundamental o envolvimento dos participantes de forma ética e moral, dividindo solidariamente tarefas organizacionais, como divulgação, informação de datas e locais dos eventos, atualizações de cadastros, articulações externas e desenvolvimento de nichos.
Uma vez bem estruturada entre seus participantes uma rede de trocas, pode evoluir para uma rede de produção e colaboração solidária, que representa, um conjunto agora maior , acrescido de mais pessoas ,e também empresas e instituições, rumando cada vez mais para a sua sustentabilidade e autonomia de forma ecológica e ética, quanto maior for a complexidade de relações internas, maior será a sustentabilidade da rede, o mesmo princípio da biodiversidade dentro de um eco sistema.

Fonte: http://www.13luas.art.br/rede%20de%20trocas/


Outros textos desta seção
Declaração de Princípios de uma Rede de Trocas
O que são Clubes de Troca?
Exemplos de Trabalhos de Ajuda Mútua - Rede de Trocas
Rede de Trocas na América Latina
A inspiração do Movimento "Trabalho para os Sem-trabalho"
A Cartilha: Onde Adquirir
Atividades da Casa da Cidadania
Programa de Empreendedorismo Social
"TRABALHO PARA OS SEM-TRABALHO": O SONHO MAIOR DOS PETROPOLITANOS EM 2005 !
Cartilha "Combate a Corrupção nas Prefeituras do Brasil"
Águas Lindas