
O principal objetivo do Programa de Empreendedorismo Social é a geração de trabalho e renda para as pessoas sem-trabalho da cidade de Petrópolis e desenvolverá inicialmente quatro projetos.
Os objetivos gerais dos quatro projetos são: a disponibilização de um Banco de Talentos com os dados dos serviços e produtos de profissionais residentes em Petrópolis, a capacitação e o apoio a Empreendedores Comunitários, o fomento a criação e apoio a gestão de Cooperativas Populares e de pequenos e micronegócios formais e informais e o projeto Conexão da Cidadania que irá disponibilizar treinamento e acesso rápido à Internet a pessoas de mais de 50 anos e da população de baixa renda de Petrópolis.
A - APRESENTAÇÃO
A idéia de "empreendedorismo social" é ainda pouca difundida no Brasil. Trata-se de uma expressão que se encaixa melhor na atualidade, pois inclui negócios de propósitos sociais diversos, tais como, as cooperativas populares, os bancos de desenvolvimento comunitário com fins de lucro e as organizações híbridas, juntando elementos sem fins lucrativos com elementos com fins de lucro, tais como pequenos negócios desenvolvidos para criar trabalho e renda nas comunidades carentes.
Este novo termo ajuda a ampliar e compreender melhor o campo de ação das pessoas envolvidas em projetos de caráter social. O empreendedorismo social busca os métodos mais efetivos que sirvam à sua missão social de ser autônomo, autogestor e eficiente, sem atrelamento, nem dependência de quaisquer outras instâncias sociais ou econômicas.
A proposta inovadora de criação do Programa de Empreendedorismo Social visa apoiar inicialmente em um mesmo local de forma coletiva e solidária quatro atividades que tem objetivos impactantes na área social, que são: as Cooperativas Populares, os Empreendedores Comunitários, os Profissionais Autônomos / Banco de Talento e o Serviço de Inclusão Digital. Esta ação associativa estará contribuindo para a criação de emprego e renda, especialmente para as pessoas de baixa renda de nossa sociedade.
B - OBJETIVOS O principal objetivo do Programa de Empreendedorismo Social é a geração de trabalho e renda para as pessoas sem-trabalho de Petrópolis.
A proposta do programa é desenvolver inicialmente quatro projetos os quais se inserem nas ações e metas do Movimento "Trabalho para os Sem-trabalho" que a Casa da Cidadania e a OSCIP VICE lançou em janeiro de 2004 e que.vem desenvolvendo em parceria com outras entidades. Os quatro projetos que são os seguintes:
1. PROJETO COOPERATIVAS POPULARES.
2. PROJETO EMPREENDEDORES COMUNITÁRIOS.
3. PROJETO BANCO DE TALENTOS.
4. PROJETO CONEXÃO DA CIDADANIA.
Os objetivos gerais dos quatro projetos são: - Disponibilização de um Banco de Talentos com os dados dos serviços e produtos de profissionais residentes em Petrópolis; - Capacitação e apoio a Empreendedores Comunitários; - Fomentar a criação e apoio a gestão de Cooperativas Populares e de pequenos e micronegócios formais e informais; - Disponibilizar treinamento e acesso rápido à Internet a pessoas de mais de 50 anos e da população de baixa renda de Petrópolis.
C - METAS
1 - PROJETO COOPERATIVAS POPULARES Criar 10 Cooperativas que são entidades sem fins lucrativos constituídas ou em fase de constituição, que funcionarão instaladas na Casa da Cidadania e receberão orientação administrativa e técnica e serviços de apoio serão disponibilizados para o desenvolvimento de suas ações empresariais e comunitárias.
2 - PROJETO EMPREENDEDORES COMUNITÁRIOS Capacitar 50 Empreendedores Comunitários - pessoas físicas que prestam serviços e/ou desenvolvem pequenos e micronegócios formais e informais em suas comunidades. Sua participação possibilitará seu desenvolvimento a ampliação de seus negócios que gerarão emprego e renda nas comunidades. Manterão um vínculo com a Casa da Cidadania através de treinamento, orientação técnica e serviços disponibilizados para o desenvolvimento de seus serviços e produtos. O Empreendedor Comunitário será um multiplicar do processo de difusão do programa.
3 - PROJETO BANCO DE TALENTOS. Criar o Banco de Talento de cerca de 5000 profissionais prestadores de serviços que será formado por um cadastro de pessoas físicas que visa divulgar de forma geral, os serviços e produtos em diversas áreas de atuação, tais como: jardineiros, encanadores, artesões, mecânicos, garçons, pedreiros, serventes, costureiras, pintores, antenistas, babás, empregadas domésticas, cozinheiros, doceiras, tricoteiras, bordadeiras, eletricistas, carpinteiros, marceneiros, cabeleireiros, manicuras, outros. Será criado o serviço DISK TALENTO, que funcionará como a uma ponte entre a pessoa que necessita do serviço e o prestador deste.
4 - PROJETO CONEXÃO DA CIDADANIA O Projeto "Conexão da Cidadania" tem por objetivos disponibilizar treinamento e acesso rápido à Internet a pessoas com mais de 50 anos e a população de baixa renda de Petrópolis. Para o projeto a Casa da Cidadania já dispõe de espaço e de 9 computadores e prevê disponibilizar inicialmente de de 2ª a 6ª feira, 8 horas dia no período de 10:00 às 18:00 horas, acesso a Internet a população de Petrópolis, principalmente as de baixa renda que além de acesso gratuito a Internet em determinados períodos a serem acordados com as associações de moradores, receberão treinamento de uso a Internet visando sua inclusão digital.
D - PARCERIAS E ALIANÇAS Associação da Casa da Cidadania de Petrópolis é a entidade responsável pela gestão do programa e disponibilização do prédio onde funcionará a secretaria executiva. Para a realização dos projetos prevê desenvolver parcerias com as seguintes entidades e empresas: Prefeitura Municipal de Petrópolis/Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania - Departamento de Trabalho - gestão dos projetos que vier a participar e disponibilizara recursos humanos e financeiros para sua implantação e desenvolvimento.
Crédito Cidadão /SEOP/Prefeitura Municipal - gestão dos projetos que vier a participar e disponibilizara recursos humanos e financeiros para sua implantação e desenvolvimento.
A OSCIP VICE - Vila Imperial Cidadania e Ética - participará com o cadastramento dos cerca 5000 profissionais através do convênio do Primeiro Emprego a ser firmado com o Ministério do Trabalho e Emprego.
O Sebrae/RJ - capacitação dos empreendedores comunitários, dos profissionais do Banco de Talento e dos participantes das cooperativas.
A Calepyno é uma empresa de Petrópolis, especializada em mídia interativa que disponibilizará todo o apoio de comunicação via internet.
A OSCIP TV Comunitária - disponibilizará o apoio de divulgação na TV.
Outras Parcerias: serão desenvolvidas após a aprovação do projeto parcerias com o SENAI, SESC e outras instituições de ensino profissionalizante, visando à criação de um programa de capacitação dos profissionais que formarem o Banco de Talentos.
INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA
CASA DA CIDADANIA Rua Visconde Souza Franco, 474 - Petrópolis -RJ Tel: 24 - 2246-5045 - Valéria Site: www.casadacidadania.org.br
E-mail: info@casadacidadania.org.br
|