Busca  

Reeleição da diretoria 2012-2014

A Casa

História

Notícias

Fórum e debates

Imagens

Relatório de atividades da Casa

Desenvolvimento Sustentável

Programas

Projetos

Estatutos e Regulamentos

Banco de Voluntário

Dicas de Sites

Fale Conosco

Como chegar.

Programas

    "TRABALHO PARA OS SEM-TRABALHO": O SONHO MAIOR DOS PETROPOLITANOS EM 2005 !


O Jornal Tribuna de Petrópolis, destacou na edição que circulou nos dias 31 de dezembro de 2004, 1 e 2 de janeiro que a criação de EMPREGO é um dos sonhos que os petropolitanos mas desejam e esperam que aconteçam em 2005.

 Em janeiro de 2004 a Casa da Cidadania e a OSCIP VICE lançaram o "Movimento Trabalho para os Sem-trabalho". Diversas ações foram desenvolvidas. A primeira destas ações foi divulgar o Movimento na Tribuna do Cidadão da Câmara de Vereadores, fato que ocorreu no dia 29 de abril de 2004, onde foi proposto criação da Comissão Petropolitana de Combate ao Desemprego.

Em 5 de maio a proposta de criação da Comissão foi oficializada através de uma Indicação Legislativa. Em 03 de agosto a Indicação Legislativa foi aprovada mas os vereadores que terminaram seus mandatos em dezembro de 2004 não a implementaram, por motivos que desconhecemos.

Em 01 de fevereiro de 2005 a Casa da Cidadania propos aos vereadores que são os representante de todos os petropolitanos que assumam o compromisso de implementar a partir de 15 de fevereiro de 2005 a Indicação Legislativa aprovada.

O artigo "Trabalho para os Sem-trabalho: O sonho maior dos petropolitanos em 2005", foi encaminhado aos vereadores, visando motivá-los a implementar a proposta já aprovada,  que uma causa maior que aflige de forma direta ou indireta a todos os brasileiros.

"TRABALHO PARA OS SEM-TRABALHO"
O SONHO MAIOR DOS PETROPOLITANOS EM 2005 !


"Sonho que se sonha só é só um sonho.
 Mas sonho que se sonha junto torna-se realidade.
 D. Hélder Câmara

Sensibilizados com o problema da falta de emprego, um grupo de pessoas de Petrópolis, e voluntários da ONG Casa da Cidadania e da OSCIP VICE - Vila Imperial Cidadania e Ética em janeiro de 2004 sonharam em acabar com desemprego e decidiram agir criando o Movimento "Trabalho para os sem Trabalho ", pois entendem que "A solução para as pessoas sem trabalho é o trabalho".

Será que sonharam com um sonho impossível de acontecer? O que é a arte de sonhar? Com certeza é transformar o impossível em possível! Com certeza podemos sonhar com desemprego zero em Petrópolis e em nosso País!

Sem duvida nenhuma o nosso problema principal é o desemprego, se ele não for resolvido, nada mais será, nem mesmo a fome.
Não existem sonhos impossíveis! Todos os sonhos podem ser realizados e transformados em realidades. Basta planejamento e ação. A nossa sociedade atual discrimina e repreende quem sonha.

O termo "pessoa sonhadora" é sempre usado para o negativo. O jovem ou a pessoa que diz que sonha (seja um projeto pessoal, uma viagem, com uma casa, em criar uma empresa, viajar ao exterior, ter analfabetismo zero em sua cidade, etc.) normalmente é criticada e chamada pejorativamente de "sonhadora", sendo tratada como uma pessoa irresponsável e inconseqüente e colocada para "escanteio", no trabalho, no colégio ou mesmo junto aos seus amigos e familiares.

A sociedade somente prestigia aquele que realiza e empreende. O termo da moda hoje é Empreendedorismo. Mas a realização de um projeto pessoal ou coletivo e qualquer que seja sempre deverão ter um sonho maior por trás, senão não passará de mais uma ação isolada. Sempre antes de realizar a ação de empreender há um sonho. O pequeno projeto pessoal e os grandes são frutos de sonhos.

Quero mandar um homem a lua! - O Presidente Kennedy sonhou em 1961 não somente em mandar uma pessoa mais traze-la de volta viva! Foi assassinado antes de ver o sonho realizado em 1969. O mundo mudou com este sonho que mobilizou uma nação para desenvolver tecnologicamente sua viabilidade.

Quais os grandes sonhos dos brasileiros que lembramos? Destacamos dois grandes sonhos? Um dizia:

"Quero voar como os pássaros! E com o 14 Bis voou em Paris - seu nome: Santos Dumont".

"O outro sonhou em mudar a capital do Brasil -com a inauguração de Brasília em 1960 realizou seu grande sonho - seu nome: Juscelino Kubitschek o Presidente JK".

E quais são seus sonhos? Poderão ser... Quero ter minha casa própria! ... Quero cursar uma faculdade! ... Quero conseguir um trabalho!

O presidente Luis Inácio Lula da Silva em janeiro de 2003, no discurso de sua posse, externou a todos os brasileiros que o seu MAIOR SONHO:
"O meu sonho é que será o sonho de todos é que quando eu sair do governo em dezembro de 2006 não tenhamos nenhum brasileiro passando fome!".

Entendemos que o GRANDE SONHO do presidente Lula, intitulado PROGRAMA FOME ZERO engloba tudo que almejamos e queremos: criação de trabalho e renda para todos os brasileiros.

O DESEMPREGO, se ele não for resolvido, nada mais será, nem mesmo a fome. A grave crise do desemprego que grassa em nossas cidades e como um todo em nosso País, está atingindo a dignidade, das famílias, da sociedade e das pessoas por não encontrar trabalho sente-se diminuída na sua capacidade de agir, dependente de outros, fragilizada psicologicamente e atingida na sua capacidade de produzir e ganhar seu sustento e o de sua família.

Entendemos que a doação de alimentos e roupas é uma ação muito importante em momentos de calamidade e emergências. Mas a sociedade questiona a questão do assistencialismo pontual. Artigo recentemente divulgado revela que:... "Após a doação da comida do "Fome Zero", do movimento "Natal sem Fome", da distribuição de pão e do leite nos fins de semana por grupos assistencialistas, o desempregado continuará sem-emprego e criança de rua segue abandonada. Portanto, ambos sem perspectivas...".

A sociedade organizada deveria se unir para criar O PROGRAMA DESEMPREGO ZERO. Este Programa seria a solução para o problema principal dos brasileiros no momento - que é o desemprego, pois sua implementação criará empresas, trabalho e renda.

Uma das soluções esta na criação de pequenas empresas! Mais de 98% das nossas empresas são micro e pequenas e elas respondem por mais de 80% do trabalho criado. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, de cada 100 postos de trabalho gerados na ultima década, 91 foram em microempreendimentos com até cinco trabalhadores, sendo a maioria negócios informais.

Sabemos que as soluções para as questões do desemprego são as pequenas empresas, as ONG's e Cooperativas envolvidas no empreendedorismo coletivo, que tem mostrado nesta época de globalização como uma grande solução de criar oportunidades de negócios e de trabalho para a população nos Municípios.

Podemos afirmar que: "Estamos vivendo uma guerra e o movimento "Trabalho para os Sem-trabalho" é muito importante, pois numa guerra não podemos esquecer de cuidar e socorrer os nossos irmãos feridos - os desempregados atuais, são os feridos nesta guerra do emprego".

E para vencer esta guerra decidimos que devemos "Pensar globalmente, mas AGIR LOCALMENTE". Seguindo esta máxima criamos em Petrópolis o movimento que propõe que deixemos de criticar e reclamar as questões do desemprego e agir. Diversas ações foram realizadas em 2004.

A principal ação para vencer esta guerra em nossa Cidade foi à proposta feita em 29 de abril a Câmara de Vereadores de Petrópolis, como órgão representativo de todos os petropolitanos patrocine a criação da COMISSÃO PETROPOLITANA DE COMBATE AO DESEMPREGO.

No dia 03 de agosto de 2004 a Câmara aprovou a proposta, mas os vereadores até dezembro de 2004 ainda não a implementaram. Esperamos que assim que a nova Câmara inicie suas atividades em 15 de fevereiro de 2005 está ação seja implementada.

Esta Comissão da Câmara Municipal de Petrópolis terá como objetivo maior UNIR e mobilizar todos os petropolitanos para que JUNTOS venham a participar do movimento com o SONHO MAIOR de cada um contribuir na busca de soluções praticas de descobrir trabalho para os sem-trabalho.

O sonho de acabar com o desemprego não é impossível de se realizar, basta querer, planejar e muita ação: "Um sonho com ação pode mudar o mundo".

Sonhe, sonhe, sonhe caros e caras compatriotas, mas SONHE GRANDE para acabarmos com o desemprego em nossa Cidade, e como diz sabiamente o Victor Hugo!
"Não há nada como um sonho para criar o futuro"

Lembremos que sonhar é de graça, mas para realizar o sonho de DESEMPREGO ZERO, é preciso muita participação, perseverança, trabalho e fé e para realizá-lo é necessário o envolvimento e a UNIÃO de todos e aproveitamos para recomendar na linha do planejamento e ação uma receita mágica que funciona com muito sucesso para realizar sonhos: é a dos cinco dedos!

Esta receita é chamada carinhosamente de os... Cinco D's é um importante ensinamento de planejamento. Para lembra-la recomendamos colocarem a mão esquerda em cima de um papel, traçar os cinco dedos e colocar em cada dedo o nome descrito a seguir. Para fixar o conhecimento e envolver os estudantes recomendamos também usar os nomes populares dos dedos usados quando brincamos com as crianças, nossos filhos e ou netos quando pequeninos:

1º D - O 'Seu mindinho' é o dedo da: Determinação (definir suas metas, seus objetivos, aonde quer chegar, quando e como fazer, levantamento de informações e planejar a ação).

2º D - O 'Seu vizinho' é dedo do: Desprendimento (aprender o novo, trabalhar JUNTO, ouvir, inovar, ter a mente aberta, buscar novas formas de atuar, suportar e conviver com as diferenças e principalmente muita humildade "para não querer inventar a roda").

3º D - O 'Pai de todos' é o dedo da: Disciplina (método, horários, conhecimento de como fazer, participar de reuniões, registro de ata).

4º D - O 'Fura-bolo' é o dedo da: Dedicação (sucesso é 1% de inspiração e 99% de trabalho; perseverança; regar diariamente seus sonhos; caminhada).

5º D - O 'Mata piolho' é o dedo da: Doação (amor incondicional, compartilhar conhecimentos e experiências, envolvimento - é o mais importante dos Cinco D's).

Destacamos no 5º D que é muito importante compartilhar experiências e informações, pois como caixão não tem gaveta e minhoca não tem cérebro, devemos sempre estar transmitindo muito amor, energia e conhecimento.

Para nos petropolitanos alcançarmos o GRANDE SONHO do DESEMPREGO ZERO em nossa Cidade precisamos implementar centenas de outros sonhos de todos os tamanhos, pois os sonhos na verdade são formados de pequenos sonhos, sendo que o SONHO MAIOR de não termos nenhum de nossos irmãos passando forme e desempregado, nos dará força para suportar o fracasso dos nossos sonhos pequenos, que por algum motivo não conseguimos realiza-lo.

Assim como se rega todo o dia uma planta para que ela cresça, lembramos que temos que regar também os nossos sonhos todos os dias.

Deverá ser criada na Cidade uma corrente de positividade onde precisamos lembrar e dizer sempre: Vamos conseguir! Vamos superar! Vamos chegar ao nosso sonho de chegarmos em um futuro próximo com nossa Cidade sem pessoas desempregadas!

Fazendo isso, nos estaremos cultivando a luz de sempre ter esperanças, que nunca poderá se apagar, pois ela é a imagem que eu, você podemos passar para as outras pessoas e através dessa luz que todos irão sonhar, acreditar e colocar em ação as medidas necessárias para alcançarmos o grande sonho do DESEMPREGO ZERO.

Destacamos a importância de engajarmos no GRANDE SONHO dos petropolitanos em 2005 que é o da geração de trabalho e com a forma lúdica 'dos dedinhos' indicamos uma maneira de como agir e um caminho onde podemos transformar com planejamento e muita ação nossos sonhos em realidade plena. Com certeza a COMISSÃO PETROPOLITANA DE COMBATE AO DESEMPREGO é um importante caminho, mas existem outros caminhos para a realização deste nosso grande sonho, e JUNTOS nós iremos encontra-los.
 
Petrópolis, 31 de janeiro de 2005.


Marcio Landes Claussen - Diretor de Divulgação da Casa da Cidadania
info@casadacidadania.org.br          
Tel: 2246-5045


Outros textos desta seção
Declaração de Princípios de uma Rede de Trocas
Feira de Trocas
O que são Clubes de Troca?
Exemplos de Trabalhos de Ajuda Mútua - Rede de Trocas
Rede de Trocas na América Latina
A inspiração do Movimento "Trabalho para os Sem-trabalho"
A Cartilha: Onde Adquirir
Atividades da Casa da Cidadania
Programa de Empreendedorismo Social
Cartilha "Combate a Corrupção nas Prefeituras do Brasil"
Águas Lindas